Guia completo: como fazer seu financiamento imobiliário sem problemas
Adquirir o imóvel próprio é um dos sonhos mais comuns entre muitos brasileiros.
Trata-se de um momento inesquecível e de uma conquista única!
Nessas horas, o financiamento imobiliário se mostra um ótimo aliado para que você possa realizar esse sonho.
Por esse motivo, no conteúdo de hoje, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber para conseguir um financiamento com segurança e tranquilidade.
Vamos lá?
Do que se trata o financiamento imobiliário?
De maneira resumida, o financiamento imobiliário consiste em um procedimento onde o comprador, após escolher o imóvel que deseja adquirir, busca por uma instituição para solicitar um financiamento.
Caso o imóvel esteja dentro do limite de compra estabelecido, a empresa em questão irá realizar uma análise de crédito do cliente, levando em conta todos os aspectos para definir se a pessoa tem capacidade financeira para assumir as despesas recorrentes dessa operação.
Com o financiamento aprovado, a instituição disponibiliza o valor necessário para a compra, depositando diretamente para o proprietário.
A partir daí, o contratante do financiamento passa a pagar parcelas mensais para arcar com o valor que foi emprestado, contemplando tanto o valor do imóvel quanto os juros estabelecidos pela instituição.
Trata-se de um procedimento personalizado onde a quantidade de parcelas, a taxa de juros e o valor de entrada variam com cada renda familiar e instituição.
Por esse motivo, é muito importante que você questione e tire suas dúvidas em relação a todos esses aspectos durante a negociação, dessa forma, você poderá se organizar e não será surpreendido.
Os diferentes modelos de financiamento:
Direto com a construtora:
Opção menos burocrática e que costuma ser mais flexível, onde o comprador opta por uma empresa que já trabalha com construção de imóveis para buscar um financiamento.
Direto com o banco:
Os bancos são mais exigentes para a aprovação, no entanto, esse modelo é um dos mais utilizados do mercado, afinal, ele também conta com alternativas interessantes como no caso da CAIXA, onde o FGTS pode ser utilizado como entrada do imóvel. Além do mais, o prazo para pagamento do empréstimo pode chegar até a 35 anos.
Quais são os pré-requisitos para fazer um financiamento imobiliário?
Algumas exigências são estabelecidas para que o cadastro de um financiamento possa ser aprovado.
Primeiramente, é imprescindível quitar suas dívidas antes de solicitar o financiamento, pois é muito importante que seu nome não esteja comprometido em órgãos de proteção ao crédito.
Também é preciso levar em conta que as prestações do financiamento não podem exceder 30% da sua renda familiar.
Outros critérios que também devem ser preenchidos são:
- Ser brasileiro ou, caso seja estrangeiro, ter um visto de permanência no país;
- Não ultrapassar 80 anos e 6 meses na soma da sua idade em relação ao prazo de amortização do financiamento;
- Ter mais de 18 anos (ou ser emancipado);
- Não ter enfermidade, vícios ou deficiência mental que impeça o discernimento.
Documentos necessários:
Essa é uma das etapas mais relevantes de todo o processo, afinal, é exigida uma lista extensa de documentações tanto de quem vende quanto de quem pretende comprar o imóvel.
A falta de documentos pode acarretar no travamento do processo, por esse motivo, a primeira dica é separar toda a papelada com antecedência, levando em conta todos os documentos solicitados pela instituição escolhida.
Confira abaixo alguns documentos que quase sempre são solicitados:
- RG
- CPF
- Comprovante de estado civil
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Entre outros
Dessa forma, você poderá encontrar uma negociação compatível com sua realidade, garantindo a segurança e a eficiência durante todo processo de compra.